-
Arquitetos: Mabire Reich
- Área: 185 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Guillaume Satre
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A extensão de uma casa significa reduzir o espaço exterior de um terreno. O projeto consiste na restituição de um espaço exterior. O terreno de 300 m² encontra-se em Nantes e em sua parte inferior há uma pequena casa que é uma remanescência do passado operário do bairro.
Desenhamos um caminho cenográfico com terraços contíguos conectados por rampas, formando um itinerário que se abre a um pátio sucessivamente, com vista ao coração dos pequenos jardins urbanos.
O desenvolvimento deste caminho define uma superfície. O volume situado por baixo da superfície forma a extensão da casa, uma série de espaços habitáveis (sala de estar, cozinha, oficina) conectados por vistas oblíquas.
A relação com a paisagem é dupla: a casa não é apenas um potencial de diversos vínculos com o exterior, trata-se do trabalho material para a criação de uma paisagem interior. A madeira compensada, os motivos desenhados pela chuva na estrutura metálica durante a construção, o efeito da resina ou o padrão repetitivo das telhas de cimento criam um universo separado, da mesma maneira como as nuvens desenham paisagens inesperadas que convidam à contemplação.
Originalmente publicado em Outubro 22, 2016.